Veja como avaliar a saúde e vida útil da bateria do seu celular

Para avaliar o estado da bateria do seu dispositivo existem diversas formas, seja ele qual for. A primeira inspeção é visual. Cá entre nós, você não precisa ser nenhum especialista para distinguir uma bateria defeituosa de outra saudável. Muitas falhas são fáceis de detectar; claro, se você tiver acesso à bateria do seu aparelho. Procure por bolhas, marcas de vazamento, corrosão nos terminais metálicos, manchas brancas ou esverdeadas…. Qualquer um destes indícios é sinal de alerta. Quanto antes você trocar esta bateria, menor a chance de ela danificar seu dispositivo. Não pense duas vezes.

Além da informação principal sobre o nível de bateria, atualmente a maioria dos dispositivos permite um gerenciamento energético mais completo, inclusive com opções para preservar energia quando você mais precisar. Mas, em relação ao nível da bateria, o mais importante é prestar atenção quão rápido a energia do seu aparelho cai logo depois que você o desconecta da tomada. Não é normal, por exemplo, que em poucos minutos ela vá de 100 para 70%…ou caia repentinamente de 60 para 30%. Observe esses níveis de queda anormais. Se eles acontecerem, é outro indício de que já é hora de substituir essa bateria. E, se antes mesmo de chegar ao limite de descarga total, o aparelho simplesmente desligar, pode ter certeza. Essa bateria já era!

Se depois da análise visual e de observar o nível de queda da energia restar dúvida sobre a saúde da bateria, calma: existem opções para um diagnóstico ainda mais preciso. Um dos principais números a uma bateria é o número de ciclos que ela passou; cada ciclo representa uma carga e descarga completa. Mas a informação não é tão fácil de encontrar em qualquer aparelho. Vamos começar pelos dispositivos Android.

Na Play Store existe uma infinidade de aplicativos que prometem avaliar a bateria do smartphone. O principal é a “integridade da bateria”… enquanto estiver bom, perfeito. Diferente disso, é hora de começar a pensar em substituir a bateria do seu Android.

Para o iPhone, o smartphone da Apple registra o número de ciclos da bateria e sua capacidade real dentro da célula. Mas o usuário comum não tem acesso a essa informação. Uma solução alternativa gratuita, segura e que funciona muito bem é utilizar um aplicativo em seu computador. Para usá-la, o único requisito é que você tenha o iTunes pré-instalado na sua máquina. A solução é iBackupBot – uma ferramenta para monitorar dispositivos da Apple com versões disponíveis para Mac e PC. Com o aplicativo aberto, assim que você conecta seu iPad ou iPhone ao computador uma série de informações é exibida sobre o aparelho. Em “Mais informações”, você encontra detalhes sobre a bateria. Os principais são a contagem de ciclo de carga e a capacidade real. Se o número do item “FullChargeCapacity” (ou capacidade total de carga) for muito menor do que a “DesignCapacity” (a capacidade nominal do aparelho), saiba que é hora de trocar a bateria do seu tablet ou smartphone. Para se ter uma ideia, uma bateria de lítio perde cerca de 20% da sua capacidade após 500 ciclos de carga.

Aposto que, agora, ficou mais fácil saber a quantas anda sua bateria… Vale uma última dica, se você constatar que é mesmo hora de substituir a bateria do seu tablet ou smartphone. Procure a KingCell uma assistência técnica de confiança, que use materiais de primeira linha. Não espere que aconteça danos irreversíveis em seu dispositivo você pode danificá-lo para sempre. Aí o prejuízo é muito maior do que a falta de energia…